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Como a IA está alterando o cenário de crescimento, marketing e vendas

SAMUEL GONSALESTECNOLOGIAS

Colunista

11/8/20244 min read

Por: Samuel Gonsales

Renomado especialista em e-commerce e transformação digital no Brasil, com mais de 20 anos de experiência no mercado. Palestrante, consultor e autor, ele dedica sua carreira a ajudar empresas de diversos setores a impulsionarem suas operações por meio de tecnologias inovadoras e estratégias de crescimento digital.

As empresas na vanguarda tecnológica e as empresas que se movem mais rápido já estão usando IA e IA generativa para desenvolver uma vantagem competitiva em seus respectivos mercados alterando o cenário de crescimento, marketing e vendas de seus negócios.

A inteligência artificial afetará as mais versas funções dos negócios. Profissionais de marketing e vendas, principalmente, já enxergam o poder transformador de alavancar a IA generativa. Sabemos que muitas empresas (varejistas, distribuidoras e indústrias) estão sendo pioneiras na adoção de algumas dessas tecnologias de ponta em sua rotina diária.

Acredita-se que a IA permitirá manter alguma vantagem competitiva nos próximos anos. É emocionante entender algumas das áreas específicas e casos de uso em que as empresas têm utilizado isso. Há três pontos principais sobre os quais podemos falar, a saber:

1) CX – Experiência do cliente;

A capacidade de tornar as interações com os clientes hiper personalizadas, por exemplo, quando você está direcionando seus clientes com conteúdo específico, é claramente relevante.

2) Aceleração do crescimento usando análises;

Usar análises avançadas através de IA para encontrar oportunidades de crescimento e oportunidades segmentadas, dará às empresas que estão avançando nessas análises uma rápida vantagem em relação a seus concorrentes.

3) e condução de maior produtividade nas funções dos colaboradores.

A noção de impulsionar a produtividade por meio de diferentes áreas funcionais do negócio utilizando IA para realizar algumas das tarefas que eram mais rotineiras, liberando tempo para tarefas de maior valor.

As ações de vanguarda na utilização de IA criam poderosas ferramentas de transformação digital que impacta muitas pessoas e empresas. Ao bem da verdade, a digitalização está remodelando as sociedades, os governos e as economias por todo o mundo e estabelecendo uma base para o crescimento sustentável e inclusivo de muitas empresas e economias.

A partir de agora, como o avanço da IA precisamos pensar em sociedade digital, governo digital e economia digital mais do que nunca.

Se pensarmos em sociedade digital, considerando o acesso à saúde e à educação é possível analisar como o ambiente digital está transformando esse cenário, com muitas micro inovações que o digital permitiu nos últimos anos.

Um bom exemplo, é como escolas em áreas rurais remotas passaram a ter acesso à informação que não tinham, em nenhuma hipótese, 20 anos atrás. Ainda que um Professor-Doutor não vá presencialmente à uma escola em área rural, com a internet, é possível que um professor passe um vídeo para que os alunos acessem tal conteúdo.

O mesmo quanto à saúde, onde através da telemedicina foi possível alcançar os rincões do nosso país, com especializações que as pessoas não tinham localmente. Além disso, já é possível monitorar remotamente os parâmetros de um paciente e enviá-los para o médico ou para o sistema de saúde. Com base nos dados monitorados, é possível analisar e enviar de volta as alterações de medicamentos, e os medicamentos são entregues na porta dos pacientes com o avanço do e-commerce neste setor.

Quando pensamos em governo digital, houve muitas inovações que podemos destacar, como por exemplo, a possibilidade de assinar uma escritura digitalmente tornando os cartórios online, o PIX que modificou a forma como as transações são processadas tão rapidamente, o Gov.br que permite uma série de serviços aos cidadãos e às empresas que dependiam de atendimento presencial e filas, dentre tantos outros aspectos que estão sendo digitalizados nos últimos anos.

Na vanguarda da utilização das soluções de IA temos a economia digital. É imprescindível considerar que os consumidores impulsionam a adoção e a demanda pelo digital e as empresas, notadamente, precisam considerar as escolhas dos consumidores para ter mais proximidade com eles e gerar novos negócios – qual empresa deixou de adotar o atendimento por whatsapp?

Cada vez mais, com a proliferação de aplicativos de e-commerce, de mobilidade urbana, de relacionamentos, de estudos e conhecimento, dentre tantos outros, os consumidores exigem mais serviços digitais com o toque de um botão e, portanto, as empresas são forçadas a inovar. Mas também, quando você pensa no lado comercial das coisas — como as empresas estão pensando em transformar a produtividade — o digital e a análise têm sido alavancas muito importantes.

Certamente há riscos, no entanto, as pessoas precisam estar cientes, à medida que avançamos nessa jornada, que não tem volta. Um risco inerente é a violação de propriedade intelectual, e outro é a violação da privacidade de dados, incluindo como as regras que a regem diferem por país e por região.

É importante adotar uma abordagem estruturada e ter uma estrutura operacional clara sobre como você vai usar essa nova tecnologia. Porque realmente acredita-se que as empresas que estão se movendo mais rápido e assumindo algum risco são as que estão desenvolvendo uma vantagem competitiva real no curto prazo, o que pode dar a elas uma distância estratégica real no médio e longo prazo em relação a seus potenciais concorrentes.

Sobre o Autor:

Samuel Gonsales é especialista em Omnichannel, Sistema de Gestão (ERP) e e-Commerce acumulando mais de 27 anos de experiência.

• Certificate MIT - Massachusetts Institute of Technology Leadership Program – (USA).

• Mestre em Administração de Empresas pela Flórida Christian University (Orlando, Flórida, USA).

• Autor do Livro: Sistemas ERP na Omniera.

• Co-Autor do Livro: Vendas + Operações no e-Commerce.

• Participação Especial no Livro: Indústria e E-Commerce.

• Autor de 13 livros digitais (ebooks) sobre e-Commerce e Omnichannel.

• Sócio-Diretor na ExpoEcomm.

• Sócio Advisor na idworks ERP.

• Top E-Commerce Voice LinkedIn 2023.

• Vencedor Prêmio ABCOMM 2017 - Melhor Profissional de e-Commerce.

• Vencedor Prêmio DIGITALKS 2017/2018 - Profissional destaque do Mercado Digital/Tecnologia.

• Prêmio: Entre os profissionais que mais contribuíram com conteúdo relevante nos últimos 10 anos (2019).

• Conselheiro / Advisor de indústrias/fabricantes, distribuidores/atacadistas, varejistas e empresas de tecnologia.

• Palestrante: Eventos, Convenções, Fóruns e Congressos.

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