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Travel Tuesday: Mais uma inovação para ampliar a performance das vendas em novembro
SAMUEL GONSALESTRÁFEGO PAGO
Colunista
11/20/20246 min read
Por: Samuel Gonsales
Renomado especialista em e-commerce e transformação digital no Brasil, com mais de 20 anos de experiência no mercado. Palestrante, consultor e autor, ele dedica sua carreira a ajudar empresas de diversos setores a impulsionarem suas operações por meio de tecnologias inovadoras e estratégias de crescimento digital.
Para o comércio e especialmente para o e-commerce no mês de novembro, a Black Friday e a Cyber Monday são motivos de planejamento especial e muita expectativa de boas vendas. Nesse sentido temos, há muitos anos, um incremente de receita bastante significativo no e-commerce durante o mês de novembro, não só no Brasil, mas em muitos países mundo afora.
Olhando sob a ótica dos consumidores a Black Friday e a Cyber Monday são oportunidades muito aguardadas para adquirir itens que prometem descontos interessantes, fretes grátis, cashback, dentre outras boas vantagens.
A tradição conta que a Black Friday foi criada, logo após o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos, e ganhou esse termo como forma de deixar claro que era uma oportunidade para que as empresas que estavam operando no vermelho (com perdas) durante o mês que antecede o Natal, pudessem ter a oportunidade de entrar no preto (com caixa positivo, com lucros).
Logo na sequência à Black Friday, temos a Cyber Monday, que em 2005, após análises da National Retail Federation (NRF) demonstraram que muitos comerciantes e muitos consumidores seguiam comprando no dia útil seguinte à Black Friday.
Não podemos nos esquecer do 11/11 – Dia dos Solteiros – maior data de vendas de novembro na Ásia, provando que o mês de novembro está sempre recheado de muitas boas oportunidades para campanhas de marketing e crescimento das vendas.
Mais recentemente, analistas de mercado intitularam a terça-feira, um dia após a Cyber Monday, de Travel Tuesday após perceber que muitas das campanhas de marketing e muitas das ofertas direcionadas aos consumidores que querem comprar viagens (voos, cruzeiros, traslados, estadias etc.) estavam sendo direcionadas para essa data. Desde 2018, nos Estados Unidos, a então tendência passou a ser amplamente divulgada e caiu de fato no gosto das agências e companhias de viagem, bem como nas graças dos consumidores, se tornando uma nova oportunidade de ampliar a performance das vendas em novembro por lá.
Um dos motivos deste direcionamento inicial das ofertas para a terça-feira seguinte à Black Friday foi gerado pela necessidade de fazer campanhas de marketing com custos mais atrativos, visto que durante a Black Friday e Cyber Monday os custos de mídia crescem consideravelmente. Outro motivo tem relação direta com a oportunidade de se beneficiar das datas já consolidadas (Black Friday e Cyber Monday) e pegar carona logo na sequência emplacando promoções do setor de viagens em um dia em que as companhias e agências de viagem não precisariam concorrer pela atenção do consumidor com centenas de outras categorias que são amplamente divulgadas e compradas. Há quem diga que, nos Estados Unidos, para a data este ano, que acontecerá na terça-feira 03 de dezembro (2024) há consumidores que planejaram parte do seu orçamento de compras especificamente para a Travel Tuesday.
Dados divulgados pela CNBC americana, dão conta que a Travel Tuesday cresceu mais de 500% entre os anos de 2021 e 2023 e que apesar da data ser mais conhecida e divulgada entre Estados Unidos e Canadá, em outras regiões como Austrália, Espanha, Holanda e Reino Unido há uma crescente nas pesquisas eletrônicas sobre a data, promoções e vantagens.
Em uma pesquisa no Google Trends é possível verificar dados da Travel Tuestay desde 2015 e observar o auge das buscas pelo termo em novembro de 2023 no Estados Unidos.
Ao analisar o mesmo período (de 2015 a 2023) no Google Trends, os 5 (cinco) países com o maior índice de buscas pelo termo são Estados Unidos, Jamaica, Porto Rico, Canadá e Costa Rica respectivamente.
Dentre as 45 regiões que mais receberam pesquisas de 2015 a 2023, o Brasil é apontado pelo Google Trends em penúltimo lugar, logo após de Indonésia, Tailândia e Turquia e a frente apenas de Japão – 45º colocado no ranking.
É importante lembrar que, por ser uma data nova para o comércio, nas comparações com Cyber Monday, esta última tem buscas em pesquisas dez vezes maior do que a Travel Tuesday, provando que a recente data promocional ainda pode e vai crescer muito em 2024 e nos próximos anos. O contraponto é que a Cyber Monday segue uma curva de desaceleração nas buscas desde 2020, enquanto a Travle Tuesday vem crescendo ano a ano neste mesmo período.
Dados da Sojern – plataforma de marketing e dados para empresas de viagem – apontam que na Travel Tuesday de 2023 houve um pico significativo de reservas de hotéis, cruzeiros e voos nos Estados Unidos (local onde a data é mais amplamente conhecida e divulgada) na comparação com as duas semanas imediatamente anteriores e as duas semanas posteriores. A análise levou em consideração o período de 13 de novembro de 2023 a 13 de dezembro de 2023. O estudo também mostra que o segundo momento com mais reservas de hotéis, cruzeiros e voos, no mesmo período, foi a Cyber Monday e a Black Friday ficou em terceiro lugar.
Embora aqui no Brasil a data ainda não tenha se popularizado, ao buscar pelo termo entre os dias 01 de novembro e 08 de novembro de 2024, foi possível encontrar algumas poucas empresas internacionais de vendas de viagens (voos, cruzeiros, traslados, estadias etc) realizando campanhas online patrocinadas utilizando o termo Travel Tuesday. Ainda é cedo para dizer se a data emplacará no Brasil e ganhará força como vem acontecendo em tantos outros países, mas dadas as motivações que levaram a criação da data específica (como você pode conferir no início deste artigo) é algo que tem uma tendência de entrar formalmente no calendário do varejo brasileiro.
Nos Estados Unidos, um estudo denominado 2024 Winter Travel Survey realizado pela empresa WalletHub apontou que 58% dos americanos preferem investir em viagens invés de compras. Já a pesquisa Amex Trendex Global que contou com mais de 13.000 respondentes, demonstra que 33% dos entrevistados desejam planeja dar de presente uma experiência de viagem para um familiar e que 70% dos entrevistados prefere dar de presente uma experiência de viagem a um amigo do que um presente material.
Pensando em cenário pós-pandêmico onde o interesse por viagem vem crescendo, a Travel Tuesday demonstra um enorme potencial. Além disso, devemos levar em consideração o aumento de custo de vida que torna uma data comercial como essa um momento importante para que as empresas de viagem pratiquem descontos especiais e alcancem novos consumidores.
Para finalizar, dentre os pontos que são relevantes ao nos aprofundarmos sobre a data, podemos considerar:
1) Como um excelente momento de marketing, com a oportunidade de aumentar as receitas durante o período de final de ano, considerando férias, recessos e oportunidades dos consumidores viagem a lazer ou para visitar pessoas queridas;
2) Oportunidade para as empresas de viagem aquecerem suas vendas através de pacotes de viagem promocionais que juntem voo, hotel, cruzeiro, traslados, locação de veículos, atrações, passeios e experiências no destino;
3) A vanguarda de posicionamento da nova data está bem aberta no Brasil e pode dar oportunidades para as empresas do segmento se diferenciarem, ainda que economizando com os custos de mídia, sendo que a economia pode, inclusive, ser utilizada para repasse de descontos aos consumidores ou aumento de suas margens neste final de ano;
Sobre o Autor:
Samuel Gonsales é especialista em Omnichannel, Sistema de Gestão (ERP) e e-Commerce acumulando mais de 27 anos de experiência.
• Certificate MIT - Massachusetts Institute of Technology Leadership Program – (USA).
• Mestre em Administração de Empresas pela Flórida Christian University (Orlando, Flórida, USA).
• Autor do Livro: Sistemas ERP na Omniera.
• Co-Autor do Livro: Vendas + Operações no e-Commerce.
• Participação Especial no Livro: Indústria e E-Commerce.
• Autor de 13 livros digitais (ebooks) sobre e-Commerce e Omnichannel.
• Sócio-Diretor na ExpoEcomm.
• Sócio Advisor na idworks ERP.
• Top E-Commerce Voice LinkedIn 2023.
• Vencedor Prêmio ABCOMM 2017 - Melhor Profissional de e-Commerce.
• Vencedor Prêmio DIGITALKS 2017/2018 - Profissional destaque do Mercado Digital/Tecnologia.
• Prêmio: Entre os profissionais que mais contribuíram com conteúdo relevante nos últimos 10 anos (2019).
• Conselheiro / Advisor de indústrias/fabricantes, distribuidores/atacadistas, varejistas e empresas de tecnologia.
• Palestrante: Eventos, Convenções, Fóruns e Congressos.