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Estratégias de Sucesso na Shopee: Pegando carona nas vantagens
MARKETPLACE
Redação
4/12/20254 min read


O que já estava bom, ficou ainda melhor. Quem foi viu, sentiu, aprendeu e, certamente, cresceu muito. Após seis palestras e um painel, os mais de 1000 participantes continuavam plugados, totalmente conectados com a primeira edição da ExpoEcomm Circuito 2025 em Canoas.
Convenhamos, com um time de Palestrantes destes também, não era pra menos.
E eis que chega a oitava palestra do dia: Leonardo Silva. O Head de Engajamento com o Vendedor da Shopee subiu ao palco vibrando, esbanjando energia e já foi dando o recado: “Viajo o Brasil inteiro para entender o que os vendedores precisam e trazer essas informações para melhorar a plataforma. Hoje, vou compartilhar com vocês estratégias para destacar sua loja e vender mais na Shopee”.
A Força da Shopee no Brasil
Leonardo começou destacando o crescimento exponencial da Shopee no Brasil apontando que ultrapassaram 3 milhões de vendedores na plataforma e que um em cada três brasileiros acessa a Shopee todo mês e continuou: “A Shopee se consolidou como um dos maiores marketplaces do Brasil em apenas cinco anos. Esse resultado não surgiu à toa. Todo mês realizamos campanhas promocionais que geram tráfego massivo. A questão é:”
“Como Se Destacar Nesse Mar De Oportunidades?”
Esta pergunta de Leonardo acertou em cheio as expectativas da plateia. E então ele apresentou três pilares para se tornar um vendedor de sucesso indicado na Shopee:
Tempo de Preparo: “A Shopee prioriza vendedores que enviam pedidos rapidamente. O ideal é despachar em até um dia útil”.
Boas Avaliações: “O produto precisa chegar bem embalado, sem avarias. Um cliente satisfeito deixa boas avaliações, o que impulsiona suas vendas”.
Taxa de Resposta no Chat: “Responder clientes rapidamente aumenta a conversão. A Shopee valoriza vendedores que mantêm a taxa de resposta acima de 60%”.
E salientou que ferramentas como atalhos de mensagem e assistentes de perguntas frequentes ajudam a agilizar o atendimento. “O chat pode parecer um desafio no fim de semana, mas a tecnologia está aí para facilitar”.
O Poder do Anúncio Bem Estruturado
Indo adiante, Leonardo passou a discorrer a importância dos anúncios na plataforma e o que os mesmos devem primar pela qualidade. Resumidamente, ele elencou as prioridades da seguinte forma:
Fotos de alta qualidade: “Na Shopee, você pode usar até oito fotos e um vídeo. Um vídeo bem feito pode aumentar a conversão”.
Título e descrição detalhados: “Quanto mais informações, menor a chance de reembolsos e devoluções”.
Organização da loja: “Você pode personalizar sua loja dentro da Shopee, categorizando produtos e criando uma experiência diferenciada para o cliente”.
Cupons e Engajamento: Estratégias para Fidelizar Clientes
Com tamanho número de acessos todo mês, fica evidente que a plataforma aplica muito bem estratégias de fidelização utilizando cupons e engajamentos. Desta forma ela tem funcionado como uma rede social pois, como sabemos, ter seguidores aumenta sua relevância de qualquer empresa, marca, produto ou serviço.
Ele aproveitou e compartilhou dois tipos de cupons essenciais na plataforma que, como muitos participantes perceberam, é uma valiosa dica para qualquer e-commerce. São eles:
Cupom da Loja: “Esse cupom pode ser ativado para incentivar compras maiores. Se seu ticket médio é de R$100, crie um cupom que só seja válido para compras acima de R$150. Isso incentiva o cliente a adicionar mais produtos ao carrinho”.
Prêmio de Seguidor: “Quem segue sua loja ganha um cupom automaticamente. Isso ajuda a engajar e manter o cliente interessado”.
E Leonardo ainda enfatizou o impacto que os cupons geram. “Mesmo um cupom de R$ 2,00 pode fazer diferença na decisão de compra”.
Transmissão por Chat: O CRM da Shopee
O Head de Engajamento com o Vendedor da Shopee continuou as instruções. Dessa vez, ele abordou que um dos recursos menos explorados, mas altamente eficaz, é a transmissão por chat pois, com esse recurso, o lojista pode enviar mensagens para compradores anteriores, seguidores e até clientes que abandonaram o carrinho.
E citou um exemplo prático: “Uma loja de artigos esportivos me envia notificações semanais com promoções. Um dia, eu estava precisando de novas bermudas e comprei delas. Por quê? Porque me engajaram!”.
O Impacto das Lives e Vídeos na Shopee
E a grande novidade apresentada em sua palestra foi o Shopee Vídeo. “Agora, os vendedores podem postar vídeos curtos, como no Instagram Stories, para demonstrar produtos e gerar engajamento orgânico”. E continuou: “Além disso, as Shopee Lives são um recurso poderoso, uma vez que as Lives aumentam o engajamento e podem multiplicar suas vendas, numa estimativa que temos de aumento em até 10 vezes”.
Leonardo, então, deu dicas para que os presentes pudessem ter uma live de sucesso:
Ambiente iluminado e celular pronto para transmitir.
Uso de moedinhas da Shopee para incentivar espectadores a ficarem na live.
Promoções e sorteios durante a transmissão.
Interação com o público para manter o engajamento.
E reforçou: “No início, pode parecer complicado, mas depois de algumas tentativas, fica fácil. É como aprender a dirigir. No começo dá trabalho, mas logo se torna natural”.
Aproveite as Oportunidades na Shopee
Desejoso de que todos tivessem assimilado as principais informações e estratégias de sua palestra, Leonardo fez um resumo quatro pontos:
Otimize sua loja e anúncios com fotos e vídeos de qualidade.
Use cupons para incentivar compras maiores e fidelizar clientes.
Aproveite a transmissão por chat para reengajar compradores.
Experimente o Shopee Vídeo e as Shopee Lives para aumentar a conversão.
Antes de sair do palco ele convidou a todos para visitarem o estande da Shopee e conhecerem mais detalhes para impulsionarem seus negócios e a acompanharem o ‘Shopee Brasil Vendedores’ no Instagram com dicas diárias.
Com muitos aplausos, o público compreendeu que vender na Shopee também pede estratégia e que as oportunidades para crescimento são imensas para quem souber aproveitá-las.
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