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Imersão no Varejo Chinês 2025: Uma Jornada de Descobertas e Reflexões Estratégicas
FABRIZZIO TOPPER
Colunista
4/12/20254 min read


Por: Fabrizzio Topper
CEO e Cofundador da DRIVEN.cx, uma das principais martechs consultivas do país que hoje faz parte do Grupo Quality Digital. Experiente executivo, empreendendo a mais 30 anos, consultor, conselheiro empresarial e docente em modelagem de negócios digitais, com renome estabelecidos por meio da longa trajetória no mercado empresarial em grandes nomes do varejo e da indústria, com mais de 300 marcas atendidas. Possui ampla experiência a frente da transformação e aceleração de canais digitais. Além de profundos conhecimentos sobre Neuroeconomia, Martech, CRM, Data Insight, Comportamento de Consumo e Design Estratégico.
Minha recente jornada pelo varejo chinês, como CEO da DRIVEN.cx e Diretor no Núcleo Consultivo de Dados e Estratégia do Grupo Quality Digital, em conjunto com os renomados Romano Pessera, Carlos Júlio e In Hsieh, foi muito mais do que uma simples expedição – foi uma imersão profunda em um ecossistema de inovação e transformação digital que desafia nossas concepções e nos convida a repensar o futuro do consumo.
A China: Um Desafio para os Ousados
"A China não é para todos", como bem ressaltam os materiais da Retail Experience. E concordo plenamente. Minha experiência de mais de 30 anos com Martech me ensinou que o sucesso em mercados complexos como o chinês exige mais do que conhecimento técnico – requer uma mentalidade curiosa, adaptável e uma profunda compreensão da cultura local.
Um Banquete de Inovações e Insights
A expedição foi um verdadeiro "banquete de inovações", com a presença de alguns dos maiores executivos e empresários do mercado supermercadista brasileiro, em visitas e estudos de caso profundos em empresas que estão redefinindo o varejo global.
Alibaba: Mais do que um marketplace, um ecossistema completo que integra comércio eletrônico, logística e inteligência de dados.
Hema Fresh: Um supermercado omnichannel que oferece conveniência, frescor e personalização, combinando o melhor do mundo físico e digital.
Dingdong: Líder em entrega ultrarrápida de alimentos frescos, com foco na agilidade e no atendimento a consumidores exigentes.
Lições da China para o Brasil: Uma Perspectiva Estratégica
Com base nos insights mapeados nas nossas visitas e debates durante a expedição desta edição, mapeamos 9 lições cruciais para o varejo brasileiro:
1. Senso de Direção: Clareza sobre o que se deseja oferecer (ou resolver) para criar valor no mercado e junto a sua base de clientes.
2. Multicanal Digital: Explorar todos os canais de origem para aquisição de clientes, aproveitando o ecossistema disponível para escalar a base de clientes (usuários).
3. Sincretismo Tecnológico: Gerir a jornada dos clientes Integrando dados e processos por meio de sistemas que otimizam de forma interdependente cada etapa da cadeia de valor.
4. Preditividade Obsessiva: Medir todos os processos críticos, mapeando as variáveis, buscando previsibilidade por meio de modelos preditivos cada vez mais inteligentes (IA).
5. Revisão Contínua: Adotar um modelo operacional em constante versionamento para otimização, tratando cada evolução como um piloto de versão (mentalidade tech).
6. Cultura Ritualística: Desenvolver rituais e elementos icônicos de comunicação plenamente costurados com a prática cotidiana para fixação da mentalidade atitudinal desejada.
7. Logística de Proximidade: Avançar a logística junto a geografia do target, para entregas e devoluções fáceis e ágeis, reduzindo a fricção de consumo e alavancando a conveniência.
8. Reapropriação da Cadeia Produtiva: Buscar diferenciação ao mesmo tempo que recompõe margem na otimização da cadeia, desenvolvendo mix próprio e exclusivo.
9. Fidelidade Adquirida: Implementar modelos de assinatura para viabilizar acesso otimizado a serviços e ofertas especiais, engajando e protegendo a base de clientes.
A Influência da Cultura Chinesa nos Negócios
Nada é atoa na dominância da cultura chinesa, que com sua história milenar, estrutura política e social sem igual e seus valores únicos, exerce uma influência significativa nos negócios. A busca pela harmonia, o respeito à hierarquia, a importância dos relacionamentos (o famoso "guanxi") e a visão de longo prazo, bem como a visão de um caminho “único” do seu povo, que mesmo frente a visões e opiniões divergentes, ainda assim foca no desenvolvimento da nação como senso comum, são elementos que moldam a forma como as empresas chinesas evoluem, operam e se relacionam.
O Futuro do Varejo: Um Ecossistema Hiperconectado e Pleno de Seus Propósitos.
Para finalizar, gostaria de ressaltar a importância de conectar o propósito do negócio com a estratégia, a tecnologia e a execução. Como bem mencionou Hugo Bethlem que esteve conosco nesta expedição em seu artigo "Como fazer negócios da China no Brasil", "conectar o propósito do negócio com a estratégia, tecnologia e execução, para escalar exponencialmente" é fundamental para o sucesso a longo prazo.
Espero que este artigo tenha despertado o seu interesse pelo varejo chinês e pelas oportunidades de inovação e transformação digital que ele oferece. Se você quiser saber mais sobre a minha experiência na China, entre em contato comigo. Será um prazer compartilhar minhas ideias e insights com você.
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