| Canal oferecido por:

Mercado Livre Lucra US$ 397 Milhões no 3º Trimestre, Abaixo das Expectativas do Mercado

MARKETPLACE

Redação

11/13/20241 min read

O Mercado Livre (MELI34) anunciou um lucro líquido de 397 milhões de dólares no terceiro trimestre de 2024, representando um aumento de 11% em relação ao ano anterior, mas ficando abaixo da estimativa de analistas, que previam 542 milhões de dólares, conforme levantamento da LSEG. Esse desempenho foi impactado principalmente pelos elevados custos de crédito e logística, que ofuscaram o crescimento na receita.

A receita líquida da companhia atingiu 5,3 bilhões de dólares, 35% acima do registrado no mesmo período do ano passado e em linha com as projeções de mercado. O volume bruto de vendas (GMV) também aumentou 14% no ano, impulsionado pelo desempenho no Brasil, onde as vendas cresceram 34%, e no México, com aumento de 27%.

Martin de los Santos, diretor financeiro do Mercado Livre, destacou que a pressão sobre o lucro no trimestre foi, em grande parte, reflexo dos investimentos para ampliar o portfólio de cartões de crédito e a infraestrutura logística da empresa. Ele afirmou que o mercado “subestimou o volume de investimentos em cartão de crédito” que a companhia tem feito.

O lucro operacional do Mercado Livre, medido pelo Ebit (lucro antes de juros e impostos), foi de 557 milhões de dólares no trimestre, uma queda de quase 30% em relação ao ano anterior e abaixo da expectativa de 783 milhões de dólares. A margem Ebit também sofreu uma redução, passando de 18,2% para 10,8%.

A carteira de crédito da fintech Mercado Pago, pertencente ao grupo, alcançou 6 bilhões de dólares, um crescimento de 77% no ano, marcando o maior ritmo desde o início de 2022. Após o anúncio dos resultados, as ações do Mercado Livre negociadas nos Estados Unidos caíram 9,2% no pós-mercado, cotadas a 1.922 dólares.

Fonte: E-commerce Brasil

Leia também