| Canal oferecido por:

Trends 2025: Tendencias e Oportunidades - Rio Grande do Sul

ESTUDOS DE MERCADO

Redação

3/22/20253 min read

Mas que barbaridade, tchê! A maior feira itinerante de e-commerce do Brasil, a ExpoEcomm, iniciou seu Circuito 2025 pelos quatro cantos do Brasil em Canoas, a cerca de 14 km da capital gaúcha. Cerca de 1000 pessoas estiveram presentes neste Evento incomparável no Centro de Eventos do Park Shopping Canoas.

A primeira palestra do dia ficou por conta de Samuel Gonsales. Nosso diretor, especialista em e-commerce e transformação digital no Brasil e com mais de 27 anos de experiência no mercado, falou sobre as Tendências e Oportunidades.

Com o universo do e-commerce brasileiro em plena e constante expansão, Samuel Gonsales trouxe um profundo mapeamento do país, da região Sul e do Rio Grande do Sul com dados exclusivos através de pesquisas em parceira com a Neotrust e SimilarWeb.

Já de início um dado impressionante: o Brasil ocupa o quarto lugar mundial em acessos a sites de e-commerce. Segundo ele, um reflexo da ampliação do acesso ao 5G e da disponibilidade de Wi-Fi em locais públicos.

Oportunidades e Desafios no Rio Grande do Sul

Se o cenário nacional impressiona, o Rio Grande do Sul também tem tido resultados promissores. O estado apresentou um crescimento significativo no número de acessos entre 2023 e 2024, superando inclusive estados tradicionalmente fortes como São Paulo. No terceiro trimestre de 2024, o crescimento anual chegou a 14,5%, superando a média da região sul que foi de 13,9% e alcançando um pico de 20%.

Entretanto, apesar do aumento expressivo nas visitas, Gonsales alertou para um ponto de atenção: as métricas de engajamento no estado estão abaixo da média nacional. "Precisa pegar essa mesma receita e aplicar nos outros trimestres para a gente ganhar mais dinheiro.", afirmou aos participantes.

Ainda segundo levantamento em parceria Neotrust e SimilarWeb, enquanto o Brasil tem uma média de 9 visitas por usuário e 5 páginas visualizadas por sessão, o Rio Grande do Sul apresenta apenas 3 visitas e 4 páginas por sessão, com duração média de 4,19 minutos em comparação a quase 6 minutos no resto do país.

Na visão do nosso primeiro palestrante, esses números representam uma grande oportunidade e sugeriu que as empresas locais explorem estratégias utilizadas por grandes players nacionais, promovendo uma troca constante de experiências para aprimorar os resultados regionais.

Segmentos de Destaque e o Futuro do E-commerce Gaúcho

Alguns segmentos têm se destacado no estado, como Piso e Revestimento, que registrou um impressionante crescimento de 53% em um ano. O setor de Casa e Construção também ganhou força, com um aumento de 37%, assim como Esporte e Lazer. No entanto, o segmento de Moda e Acessórios apresentou uma retração no faturamento, mesmo com aumento no volume de acessos. Assim ele levantou questões sobre a competitividade com grandes marketplaces, como a Shein, e a possível queda de preços.

Outro ponto interessante abordado foi o setor de Saúde, que demonstrou um crescimento no número de acessos, especialmente com a integração entre compras online e retirada em lojas físicas. A Panvel, por exemplo, foi citada como referência na adoção de lockers e no uso de IA para gestão de estoques e atendimento ao cliente.

As Perspectivas para o Futuro

Samuel Gonsales concluiu sua apresentação reforçando que o e-commerce no Rio Grande do Sul está em plena ascensão, mas ainda há muito espaço para melhorar o engajamento e as estratégias digitais. O grande desafio, segundo ele, é aplicar a receita de sucesso dos trimestres fortes ao longo de todo o ano, garantindo um crescimento mais equilibrado e contínuo.

Essa provocação vai ao encontro dos objetivos da ExpoEcomm por todo o país, um deles o de que é preciso se adaptar rapidamente às mudanças do mercado, mantendo-se sempre à frente com inovação e estratégias bem estruturadas.

Esses foram alguns dos pontos abordados na palestra de abertura da ExpoEcomm 2025 Canos-RS, por Samuel Gonsales, que se seguiu com outros grandes nomes do E-commerce brasileiro e que você saberá muito mais através do nosso site. Bah, fique de olho e com atenção plena!

Leia também